Você sabia que o Brasil desperdiça cerca de 30% do alimento que produz e consome? São 27 milhões de toneladas todos os anos. Isso, só levando em conta o desperdício de alimentos já no processo de consumo.
Se isso te assusta, continue a leitura para entender como supermercados e restaurantes podem ajudar a diminuir essa estatística, evitando o desperdício de alimentos.
Quais os prejuízos do desperdício de alimentos?
Desperdiçar alimentos representa prejuízo econômico para quem gere um negócio e ainda para toda a classe que trabalha no ramo, desde produtores até a distribuição de alimentos.
Fora o fator econômico, todo o alimento que não chega a ser consumido colabora para o aumento da fome e da pobreza da nossa sociedade.
De que formas acontece esse desperdício?
Donos de supermercados e restaurantes precisam prestar atenção em dobro para as formas que podem acontecer o desperdício de alimentos em suas empresas.
Principalmente por atenderem muitas pessoas e serem intermediários entre produção e consumo, os olhares são voltados para eles.
Os donos de supermercado precisam estar de olho na gestão e no sistema de administração dos estoques, bem como também a validade dos alimentos que vendem.
Já os donos de restaurantes sofrem mais com o manuseio errado dos alimentos, ingredientes que compram e não costumam usar todos os dias e exagero nas porções oferecidas para os clientes.
Dicas para evitar desperdício de alimentos em supermercados e restaurantes:
- Treinar a equipe e investir em sistema de gestão para controlar o estoque.
- Com isso, prestar muita atenção à data de validade dos alimentos.
- Para restaurantes, é interessante elaborar um menu em que se utiliza o mesmo ingrediente para várias receitas.
- Para supermercados, investir na conservação e armazenamento dos alimentos pode diminuir os desperdícios.
- Para ambos, a doação de alimentos de qualidade que não serão consumidos ou ainda estão dentro do prazo de validade é uma forma de evitar o desperdício e ainda ajudar pessoas.
Essas mesmas empresas podem escolher alimentos enlatados que possuam mais tempo de vida e também podem ser incentivadas a aproveitar todas as possibilidades de uso de seus ingredientes, talos e cascas quando bem higienizados podem servir para deliciosas receitas.