Logotipo Site Jr Distribuidora - Araguaína/TO

Novidades

Mais Lidos

Redes sociais

O que se entende por qualidade dos alimentos?

Se entende por qualidade dos alimentos os critérios que dizem respeito a aspectos nutritivos, físicos, químicos e de segurança da embalagem, distribuição e apresentação dos alimentos processados ou in natura para o consumidor.

Esses aspectos de qualidade são garantidos por normas de segurança e processos que fabricantes precisam seguir. Como por exemplo, a ISO 9000 que é uma norma técnica de vários processos de qualidade e a NBR 16001, uma norma brasileira de certificação de segurança. 

Além dessa, também existem outras normas e processos de segurança que vamos falar no blog post de hoje. 

Norma de segurança ISO 9000

A ISO 9000 é uma série de normas voltadas para a gestão de sistemas de qualidade e segurança em processos de produção criada pela Organização Internacional de Padronização. 

O que quer dizer que se uma empresa segue essa normativa, ela possui um padrão de qualidade internacional. 

Dentro da ISO 9000 está a ISO 9001 que diz respeito a regras na criação e manutenção de projetos desde o recebimento das matérias-primas até a distribuição dos alimentos. 

Todos esses processos são internos e voltados para a satisfação absoluta dos consumidores.

Essa família de normas também possui a ISO 9004 que diz respeito ao sucesso desse sistema de gestão de qualidade e ISO 19011 para auditoria dos processos acima citados.

 

Norma de segurança dos alimentos ISO 22000

A ISO 22000 nasceu primeiro como uma norma da ISO 9001 voltada especificamente para a segurança dos alimentos.

Depois teve sua atualização através da sua implementação à FSSC 22000 (Food Safety System Certification). Ela é uma norma internacional que visa a determinar padrões de qualidade nos processos de fabricação dos alimentos. 

Empresas que se utilizam dessa norma para viabilizar os seus processos possuem mais facilidade de comercializar seus produtos internacionalmente.

Alguns dos seus critérios internos são:

  • Processos de critério para adequação à norma.
  • Organização, segurança e armazenagem dos alimentos.
  • Princípios para documentação do sistema e gestão de perigos.
  • Controle da higiene, controle de pragas e matérias-primas

Processos que garantem a segurança dos alimentos

O Brasil também possui uma normativa para gestão de qualidade de vários processos da indústria, como por exemplo a NBR 16001, a BPF e a APPCC.

A NBR 16001 é uma norma da ABNT voltada para a responsabilidade social das empresas e normativa a sistemas de gestão e é passível de auditoria. 

Faz parte dessa norma a responsabilidade e transparência, comportamento ético e respeito às partes interessadas, atendimento a requisitos legais, normas internacionais de regulamento e respeito aos direitos humanos.

A BPF é uma normativa de qualidade da ANVISA para determinar que os alimentos seguem as Boas Práticas de Fabricação.

O objetivo dessa norma é garantir a higiene, a segurança e a qualidade do produto que chega na casa do consumidor.

Como saber se uma marca de alimentos obedece as regras de segurança

O primeiro passo para saber se uma marca de alimentos obedece tais regras de segurança é a pesquisa sobre a marca na internet. 

Consumidores são muito criteriosos e fervorosos em suas avaliações. Se uma empresa possui poucas reclamações na internet, significa que ao menos seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos.

Outra forma é verificar os selos de segurança em suas embalagens. Na hora de comprar veja se ela carrega selos de qualidade, como os da ANVISA. 

Outra forma é entrar em contato com empresas de vigilância sanitária para verificar se a marca respeita suas normatividades. 

Outra forma também é verificar o catálogo de empresas de distribuição de alimentos, pois elas só podem vender produtos rigorosamente testados para a segurança do consumo.