Logotipo Site Jr Distribuidora - Araguaína/TO

Novidades

Mais Lidos

Redes sociais

O que significa a nova rotulagem “alto em açúcar adicionado” nas embalagens?

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde e com isso foi renovada a  necessidade de fazer escolhas alimentares mais conscientes.

Os rótulos de alimentos, então, estão passando por mudanças significativas para torná-los mais informativos e claros para o consumidor que procura mudar a sua alimentação.

Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou novas regras de rotulagem nutricional que entraram em vigor em outubro de 2022, impactando todos os produtos fabricados a partir desta data.

Por acaso, você viu recentemente em algum rótulo a frase “alto em açúcar adicionado”? Saiba o que essa mensagem significa no post de hoje.

 

Mudança dos rótulos de produtos: O que isso impacta para o consumidor

Uma das principais mudanças é a introdução de selos na parte frontal das embalagens, destacando o alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio

Isso se dá porque essas substâncias estão sempre associadas a doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão. 

A presença desses selos impacta as escolhas dos consumidores, que estão mais adequadamente alertados sobre as qualidades nutricionais e os perigos dos produtos que podem ser prejudiciais à saúde.

Além disso, a forma como a tabela nutricional é exibida também passou por alterações importantes. 

Agora, ela deve apresentar letras pretas em fundo branco para facilitar a leitura e atrair o olhar do consumidor, além de incluir também mais informações obrigatórias, como açúcares totais e adicionados, valor energético e nutrientes por cada 100g ou 100ml.

 A posição da tabela também foi corrigida e padronizada, ficando próxima à lista de ingredientes e em uma superfície contínua sem maiores confusões para a leitura do consumidor.

A rotulagem frontal, recebe o símbolo de uma lupa indicando os ingredientes em excesso, dando mais facilidade aos consumidores que querem identificar produtos com excesso de certos nutrientes.

O Chile e outros países também se utilizam de símbolos para destacar produtos prejudiciais à saúde em seus produtos, por isso, essa mudança no Brasil já era há muito tempo esperada, e foi muito bem recebida pelos órgãos competentes.

 

Todos os produtos já possuem essa alteração em seus rótulos?

Os prazos para aderir a esse novo modo de rotulagem vai até 2025, mas os novos produtos que foram lançados já em outubro de 2022 foram obrigados a seguir as novas regras.

Por enquanto, produtos que já existem no mercado têm até 2025 para se adequar aos novos padrões, dependendo do tipo de alimento. 

A chegada dessa nova regulamentação é resultado de anos de debates entre empresários da indústria alimentícia, Anvisa e órgãos de saúde competentes que visam a saúde do consumidor. 

E aí? Já percebeu essa mudança nas compras do seu dia a dia?