Já estamos em março de 2024 e o mercado de alimentos continua evoluindo e construindo tendências.
As grandes apostas do ano são, uma maior consciência sobre sustentabilidade, saúde e experiências emocionais.
No post de hoje vamos explorar as principais tendências que vão moldar o setor de alimentos no ano de 2024.
Alimentos que respeitam o meio ambiente e cuidam da saúde
ascensão do movimento plant-based é um dos destaque para 2024.
Este movimento representa uma mudança na forma de se alimentar e viver a vida, priorizando alimentos derivados de plantas em vez dos de origem animal.
Embalagens sustentáveis, uso de ingredientes locais e apostas nas proteínas vegetais são evidentes nessa busca por uma alimentação mais saudável.
Em 2024, alimentos veganos, hambúrgueres e leites à base de plantas ganham atenção não somente do público vegetariano e vegano, mas sim do mercado em geral.
Culinária afetiva
Ainda nesse tópico, produtos “zero açúcar” e hipocalóricos mostram a demanda por alternativas saudáveis que não comprometam o sabor, pois outra aposta do ano é a culinária afetiva, ou “comfort food“.
Alimentos que reforçam memórias positivas ou trazem conforto e consolo saem da roupagem de fast-food e reforçam a conexão entre alimentação e bem-estar emocional.
Nesse contexto, alimentos que proporcionam consolo e satisfação emocional atraem os consumidores que deixaram o sabor caseiro há muito tempo.
Tecnologia que acompanha o ritmo acelerado dos consumidores
A preferência pelo delivery reflete a demanda por soluções alimentares rápidas e fáceis e o ritmo agitado da rotina dos consumidores, impulsionada ainda por tecnologias como sistemas de pagamento automatizados e aplicativos móveis.
Este aspecto reflete uma tendência para restaurantes e supermercados que desde a pandemia investem em aplicativos para compras online.
Conclusão: 2024 é um ano de resgates e investimentos em tecnologias
As tendências para 2024 no mercado de alimentos variam entre um resgate aos sabores naturais da infância ao uso de tecnologias que facilitam a vida.
Marcas e estabelecimentos precisam se adaptar a essas tendências, priorizando a sustentabilidade, conveniência, sabores e qualidade dos insumos para a produção de seus produtos.
Se sua empresa quer estar bem posicionada para prosperar em um mercado cada vez mais consciente e exigente em 2024, conte com a JR Distribuidora para fazer parte da sua história.