Logotipo Site Jr Distribuidora - Araguaína/TO

Novidades

Mais Lidos

Redes sociais

Tipos de distribuição

Quem opera na indústria de bens de consumo sabe que mesmo que o seu produto seja o melhor, o mais acessível ou tenha o melhor custo-benefício do segmento, ele não irá resistir no mercado sem uma estratégia de distribuição eficiente.

Além de um produto de excelente qualidade, para ter sucesso é imprescindível garantir que os seus produtos cheguem até seu público-alvo e estejam sempre acessíveis de forma rápida e eficiente, aumentando assim a disseminação de suas mercadorias no mercado.

 

O que é a distribuição de alimentos?

A distribuição de alimentos tem início na finalização do produto na linha de produção e encerra quando o produto é entregue nos pontos de venda.

A conservação do produto, seu armazenamento, transporte, a carga e descarga são etapas do processo de distribuição.

A logística adequada para a distribuição dos alimentos, é uma parte importante  do processo, a integridade das mercadorias até que cheguem nas mãos do consumidor, é um dos fatores que garantem a lucratividade da empresa.

 

O que é uma distribuidora de alimentos e produtos?

Em geral, a distribuidora é quem cuida da logística envolvida na distribuição dos produtos. A principal característica de uma distribuidora é comprar o produto de uma fábrica – dos mais variados segmentos, pode ser uma granja, uma fazenda ou uma cerealista –  e revender para outras empresas e comerciantes menores que não compram das fábricas, porque estas vendem apenas em grandes quantidades.

 

Tipos de distribuição

O transporte de alimentos é algo levado a sério, e para evitar sua  deterioração os produtos devem ser transportados em recipientes fechados, impermeáveis e resistentes a qualquer tipo de contaminação.

Estes são os cuidados gerais que toda distribuidora deve tomar no transporte de mercadorias, mas existem vários grupos de produtos, assim, existem cuidados diferentes para cada grupo.

Abaixo os três maiores grupos de alimentos e produtos para casa e seus respectivos cuidados durante o transporte.

 

Como transportar alimentos perecíveis?

A Anvisa define alimentos perecíveis como aqueles que precisam de condições especiais de temperatura para a sua conservação, são os alimentos in natura, semi preparados e produtos alimentícios, ou seja, são aqueles que com o passar dos dias, perdem sua qualidade e valor quando não observados seus critérios de conservação, esses alimentos rapidamente se deterioram a ponto de ser impossível o consumo. Como exemplo, temos carne e derivados, peixes, camarão, leite e derivados.

Esses alimentos devem ser transportados em veículos fechados e sua refrigeração deve estar ao redor dos 4ºC, com tolerância até os 7ºC. Quando apenas resfriados, a temperatura mínima deve ser 6ºC, com máxima de 10ºC.

 

Leia Também: Por que fazer a revisão do aparelho Carrier Transicold no tempo correto?

 

Como transportar alimentos não perecíveis?

Os alimentos não perecíveis são aqueles que podem ser transportados em veículo aberto, apenas com uma proteção, mas não precisam de refrigeração. É o caso do arroz, doces, massas secas, cereais e biscoitos, esses produtos, em geral, tem um prazo de validade mais longo.

 

E o transporte de produtos de limpeza?

Apesar desta classe não ser de produtos alimentícios, os produtos de limpeza fazem parte do nosso dia a dia. O principal cuidado com estes produtos é o controle de temperatura, já que eles são muito sensíveis ao calor e ao frio.

Normalmente, para o transporte de produtos de limpeza são usados caminhões fechados ou baú, por causa do risco de molhar e danificar a mercadoria.

Distribuidora JR

A JR Distribuidora atua desde 2006 na distribuição de produtos de qualidade, com compromisso e pontualidade, inclusive dando ao cliente o benefício de escolher seu horário de entrega.

Entre nossas empresas parceiras estão as famosas: Friboi, Biana, Seara, Frimesa, Dália Alimentos, entre outros.